15 Agosto

 Os dias de Agosto são longos e quentes. Durante muitos anos foram dias de férias em casa da minha mãe. Dias  de sesta, de missa matinal (7 horas) de tratar do almoço e jantar para dar um pouco de repouso à minha mãe que tinha que estar todos os dias na loja e de fazer tudo o resto. Nunca senti falta de coisas superfluas, apenas de poder usufruir a companhia da mãe. Após o jantar ou ficavamos no quintal da casa com pouca luz e falavamos, ou  iamos ao jardim publico apanhar um pouco de fresco.
A 15 de Agosto , dia da feira pirncipal, era normal eu e a minha prima estrearmos um vestido , que eram feitos pela minha mãe. Que lindos eram, lembro-me de imensos. Tive um que era uma seda com ramagens em tons de azul claro e rosa, parecia uma pintura. A mãe fez um vestido cortado na cintura com saia ligeiramente franzida, com uma faixa na cintura, azul clara com pregas e um casaquinho de meia  manga igual ao vestido com gola de rebuço azul lizo.
No dia 15 iamos à missa das 11horas onde toda a gente levava o vestido novo desse Verão. Era , pois , o primeiro vestido novo do verão, como agora é tudo diferente," nesta altura já estão no fim os fatos de verão e começam a aparecer os do outono".
Aquele vestido era usado com uma grande emoção e um grande orgulho, e servia para cada uma pensar o meu é muito mais bonito do que o de ... e de.... -
Eram tempos de contenção mas vividos com a beleza da juventude eram sentidos de modo intenso. Fica a saudade desse tempo.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Mudar

Pessoas excepcionais