Grande empréstimo

Não está fácil a vida para o Governo nem para os Portugueses.
Somos um País cheio de dividas e em que a riqueza produzida é muito baixa.
Quem nos fez este último Grande Empréstimo, exige condições leoninas, a maioria das quais o Estado não vai poder cumprir.
Portugal é uma Democracia recente e que se formou a partir de uma revolução (dos cravos, e sem sangue) mas que deu lugar a grandes alterações em todo a arquitectura organizativa do Estado.Estivemos sob a tutela dos militares durante vários anos. Foi construída uma Constituição da Republica com vista ao socialismo.
Já teve algumas alterações , a maioria para coisas pontuais. A maior foi a eliminação do Conselho da Revolução e o poder de reversão das nacionalizações do 11 de Março.
Importante mesmo a Lei 77/77 da Reforma Agrária que permitiu que as terras pudessem ser devolvidas aos anteriores proprietários.
Neste contexto de Estado devedor são exigidas pelos credores , alterações no modo de funcionamento do mesmo que esbarram no texto da Constituição.
Afigura-se-me que com tanta afirmação de que uns são mais sérios de que outros e com tanto buraco nas contas públicas, o resultado não irá ser brilhante.
Já disse várias vezes e volto a repetir, fazem falta Estadistas (refiro-me a Portugal), isto é pessoas que saibam pensar e transmitir com clareza o que faz falta. Pessoas sem medo, pessoas que possam ser referência para todos, pessoas de quem possamos discordar, mas a quem se possa dar o beneficio da dúvida. Estamos a ficar todos sem palavras convicentes e sem discurso claro. Não queremos perder a liberdade que foi conquistada em 25 de Abril de 74, mas queremos ser pessoas que honram os compromissos e não encontro com toda este emaranhado de pensamentos e acontecimentos solução. Quero manter a esperança, quero manter o sonho, vamos ver se o designio se formará! Quero ver, ainda, Portugal livre e alegre! Nao falo nem de governantes nem da oposição (que certamente um dia será governo) tudo isso fica para outros contextos, falo do meu País que adoro e que quero um dia ver Alegre e Próspero!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Mudar

Pessoas excepcionais