Mais vale torcer que quebrar

40 após o dia 25 de Abril de 1974, que foi um dia feliz para mim.
Dia 6 de Maio de 1974 entre as 13h e as 17h aparecerem na Televisão Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Magalhães Mota para anunciarem a formação de um novo partido politico o PPD-outro dia feliz para mim.
Já acompanhava o percurso da Ala Liberal na Assembleia da Republica e, sempre gostei de ouvir o F.Sá Carneiro nas intervenções que lá fazia antes do 25 de Abril.
Este período de 1974 até ao 1º de Maio foram dias de grande exaltação e grande alegria para mim e para a maioria dos portugueses.
O percurso até hoje, não poderia ser sempre assim e claro que teve muitos percalços e conturbação, golpes e contra-golpes, algumas coisas ainda não bem esclarecidas.
Mas também houve momentos em que parecia mesmo que já éramos uma democracia adulta, como foi o caso das eleições de 75.
Agora, neste momento, estamos a um passo de ver "terminar" as avaliações e imposições periódicas dos credores que nos emprestaram dinheiro. Tempos muito difíceis para a grande maioria... não fosse a garra deste grande povo e o querer ser soberano e não depender de tutelas externas, acho que teríamos sucumbido.
Mas , como em tudo na vida, aprende-se que o dinheiro é um bem muito escasso e que tem que ser gerido com a maior das parcimónias e nisso temos todos sido exemplares.
Vejo a maioria dos funcionários , públicos e privados, de lancheira do almoço, com um dignidade tremenda... coisa que há anos atrás seria impensável ver e nem sequer admitir.
Vejo e sinto o dia a dia  como sendo feito de escolhas a todos os níveis.
Vejo e sinto o sentimento de tristeza de alguns mas , por outro lado, vejo a determinação que têm para não cair no desanimo e desalento.
Vejo gente conhecida, a ir buscar o almoço e jantar à Associação Paz e Pão...
Grandes mudanças na vida de todos e de cada um em particular.
Difícil de aceitar, mas como portugueses, somos dos que que mais vale torcer do que quebrar!
Nota:- Este post foi escrito com muita emoção, pois o sofrimento do outro é coisa que me aflige muito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Mudar

Pessoas excepcionais