As dúvidas dos cortes no orçamento de 2012

1- Escrevi o post seguinte quando da discussão do orçamento para 2012.
Estava perprlexa com tudo o que estava a acontecer.
Passado todo este tempo, estamos a 22 de Dezembro, o Prof. Cavaco continua com os remoques!
Mas ontem tivemos a boa noticia de que a União Europeia fez um estudo sobre a situação de Portugal e irá dizer as razões pq o dinheiro desaparece e quais os lóbis existentes em Portugal que operam para que isto aconteça.
Parece-me pois uma noticia fantástica e que pode parar a hemorragia de dinheiro que o Estado está a sofrer.
Quem deu a noticia foi o Dr. José Mnauel Durão Barroso.
Fico à espera, mas com muita esperança

2-
Podem e são legitimas as dúvidas suscitadas pelos Portugueses. Os cortes nos rendimentos são muito grandes e muito duros.
Mas, perante uma situação de emergência financeira , como se pode ir buscar dinheiro para manter o Estado a funcionar , já que os empréstimos que nos concedem apenas servem para pagarmos os juros das dividas contraídas. Ora no espaço de 3 anos , temos que controlar o deficit , temos que amortizar a divida e pagar os juros e ainda manter o Estado a funcionar, será que alguém sabe explicar como se multiplica o dinheiro?
É minha conclusão (e mto. triste eu fico) que com todos os cortes previstos e não previstos, com os Portugueses a viverem ao nivel dos anos 80 (será só) o dinheiro não vai chegar. Mas essa história vai aparecer mais á frente.
Os Partidos Politicos, começando no PS e acabando no Bloco , acham que há crise, mas que sejam os outros povos e os outros países a pagarem as nossas dívidas. Mas alguém de bom senso acredita que os outros Países estão dispostos a pagarem os desmandos das governações e da pilhagem feita por muita " boa gente", pensando todos que o Estado era rico, que os dinheiros que vinham de Bruxelas  eram oferecidos  e como tal era gastar sem controle. Foi este ciclo infernal em que nos tornámos (salvo seja) que permitiu todo o descontrole.
Obras que foram feitas em que os orçamentos aumentavam 3 ou quatro vezes o valor inicial. Obras deficientes na sua elaboração que depois as reparações eram tão caras como o preço primitivo da obra. Gastos sumptuários a todo o nível da administração. Era ver-se tanta e tanta gente a gastar sem controle, a comprar coisas sem rei nem roque. Festas de casamentos de arromba, parque automóvel de topo de gama, pagarem tudo com dinheiro vivo, grandes almoços e jantares, enfim um rol de coisas que servia o dinheiro que lhe vinha parar às mãos sem esforço.
Enquanto isto, a maioria dos portugueses, trabalhava denodadamente e pagava impostos.
Mas o dinheiro do Estado sumia-se e parece que continuar a sumir-se.... É urgente mesmo muito urgente que o Governo, faça o que disse, secção por secção , organismo por organismo, contrato por contrato, sejam vistos e que , mesmo que nada para traz, seja punido, pelo menos que seja estancada a hemorragia , para que o doente deixe de sangrar e possa sobreviver. Se nada disto for feito, se não se encontrar a origem da hemorragia, o País vai definhar e o povo vai  ficar pobre e faminto e qualquer ditador pode tomar conta disto. Sinceramente que acredito que vamos em frente e vamos recuperar e chegar a bom porto e vamos conseguir ficar na União Europeia como cidadãos iguais aos outros europeus.
Só mais uma palavra, esta para o Sr. Presidente da Republica, que agora está mto. opinativo, foi pena que não tivesse feito o mesmo no tempo do Sócrates (segundo dizia as conversas eram privadas) e como tal não se pronunciava, tendo por isso consentido que o País chegasse ao estado em que se encontra hoje. Devia pensar melhor as suas posições e assumir todas as responsabilidades do que não fez, pois para mim foi altamente cumplice do Sócrates. Eu votei nele, mas nem tudo o que faz eu posso concordar. E, agora, discordo com toda a veemência. Chega, basta, assuma as responsabilidades pessoais da sua não actuação atempada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Mudar

Pessoas excepcionais