As lojas do centro histórico

Hoje ao atravessar algumas ruas do centro histórico de Évora, constatei com tristeza e apreensão que uma grande parte das lojas já fecharam.
Comércio de roupa, de sapatos, de jornais, pastelaria... portanto atingindo  um grande leque do comércio tradicional.
Por uma das ruas por onde passei , já são muito mais as que já fecharam do que as estão abertas.
Dá que pensar  e repensar.
Será que com este cenário de dificuldades , onde a cobrança de impostos vai descer drasticamente, onde a segurança social vai ser sobrecarregada com subsídios de desemprego e todos com menos rendimentos, vamos conseguir pagar o que nos  estão a emprestar?
Realmente é preciso um P.M. ser muito corajoso para enfrentar este tsunami em que nos deixaram. Não sei mesmo se as classe média/alta vai aguentar tudo isto. Se os bancos não puderem ajudar as empresas  em nome individual, as pequenas empresas e as médias, bem como os particulares, descendo juros e facilitando o pagamento das dívidas no tempo . É mesmo necessário que apareçam politicas económicas que ajudem as portugueses a  emergir com novas ideias e novas propostas de empreendedorismo. É a realidade que tudo o que não consegue a passada da modernização não irá aguentar esta tormenta. Mas quem é atingido, são pessoas normais, mas que necessitam de ajuda para continuarem a viver com a dignidade possível.
Hoje considero que me apercebi da realidade que nos está a corroer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Evolução ou convulsão?

Mudar