Republicação de 3 de Janeiro 2011

Deixo-vos o que escrevi neste blogue em 3 de Janeiro de 2011.
Parece que foi ontem ou hoje que o escrevi, salvo as diferenças óbvias.

2011

Ano com as perspectivas piores de que eu alguma vez tivesse tido conhecimento.
Vivemos anos maus, menos bons e até bons e muito bons. Neste momento sentimos que o nosso País está a fraquejar em todos os domínios. Tudo o que nos foi prometido , foram apenas ilusões. Onde está efectivamente o descalabro?
Para mim que não sou economista, lembro os tempos do PSD/PS em que muitos sacrificos foram pedidos, lembro os tempos do PS (só) em que foi tudo a gastar, lembro os anos da AD em que foi apenas um fogacho, pois morreram (por atentado) os principais obreiros dela. Ficamos orfãos todos. Tivemos os anos do Prof. Cavaco. Fez muitas coisas boas e outras menos boas. E, então, onde está o mal que nos corroe como Nação?
Para mim tudo está numa teia de interesses, em que uns cobrem os outros e não se vê às claras o que passa por baixo da mesa.
Há interesses (diga-se monetários) pois o dinheiro é desviado para sitio diferente do que estava programado. As empreitadas sobem a valores incomportáveis e o Povo está a olhhar incrédulo. Todo o sistema que mexe nos dinheiros do Estado é sujeito a desvios incompreensíveis. Não serão os que governam , mas são os que estão noutros postos e têm acesso e meios que lhe permitem esses desvios. Todo o dinheiro se evapora em todos os Ministérios, e todos se queixam de que não têm dinheiro, algo está errado no caminho dos dinheiros, como se pode chegar aos desvios é o nó górdio da questão.
Há muita gente a viver acima de todas as suas possibilidades, sem que se veja donde vem o dinheiro. Seremos um país de corruptos? Não acredito, mas que há um sistema montado para desviar os dinheiros, isso há de certeza. Precisamos de Ministros acima de qualquer suspeita, Secretários de Estado com o nome e curriculum incólume e um Ministério da Economia e Finanaças Comum, em que todo o dinheiro é controlado através destes gabinetes e que faça a gestão ao minuto de tudo o que é pago e comprado, tendo uma equipa de juristas no Gabinete (acima de qualquer suspeita) para controlar todos os contratos do Estado (todos mesmo...)para que não paguemos mais do que deve ser pago e que as contrapartidas sejam efectuadas e não fiquem a vaguear no ar e desapareçam nos bolsos de alguém.
Não é razoável que todos os negócios do Estado sejam ruinosos para Portugal. Não é crivel que as derrapagens sejam incomportavéis. O Estado tem que ser Sério e não parecer, os exemplos têm que vir de cima e quem não cumprir com rigor as determinações que lhe são impostas, só tem um caminho, sair e dar lugar aos sérios.
Todos têm que trabalhar com denodo e com seriedade para que os Portugueses comecem , eles também, a perceber que se não forem sérios, serão penalizados.
Neste País, só o Vale e Azevedo e o Ex- presidente do BPN é que são corruptos? Alguém de bom senso acredita nisso? Mas é o que temos! Meus amigos há uma mudança de mentalidade que temos que assumir, que somos um País pobre , que temos que viver como tal e trabalar muito e bem para que possamos tornar-nos num Pais rico ou menos pobre. Cada um por si no seu trabalho, na rua, na conversa de café, nas atitudes perante as solicitações menos sérias tem que ser honesto e particar uma vida simples e séria.
Se não começarmos por aí, por cada um de nós, não vamos conseguir.
Trabalho Sério, Honesto e manter uma atitude vigilante aos que nos queiram corromper.
Assim é um começo!
Como estamos só nos afundamos.
As elites têm que dar o exemplo com tabalho , dedicão e seriedade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Mudar

Pessoas excepcionais