O contágio da Grécia

Hoje  em Portugal tomam posse os deputados da Assembleia da República. Vai ser eleito ou não o Dr. Fernando Nobre, os jornalistas e algum do País Politico está preocupado com este assunto. Eu confesso que nada me preocupa a eleição do Dr. F. Nobre, se for eleito td bem, se não for proceder-se-à à eleiçao de outro deputado. Nada disto tem uma dimensão que leve os jornalistas que fazem cobertura politica destes acontecimentos estarem tao obcecados...
É sim muito importante e deveras preocupante o que poderá acontecer amanhã, dia 21 de Junho na Grécia. O 1º ministro apresentou uma moção de confiança ao parlamento, se não passar... a Grécia não tem condições para receber mais empréstimos e será a falência da mesma.
Os países da zona Euro serão afectados e alguns muito afectados, Portugal tb será e não se sabe quais as consequências de td. isto.
A zona Euro desmantela-se? O Euro deixa de ser a moeda única? Vamos passar a ser cada um por si? Não sei, nem faço previsões. Espero que os Mercados tenham o bom senso de perceberem que tb os seus ganhos estão em risco e podem não receber senão dividas. Os mercados são uma entidade abstracta mas que de abstracta nada tem. São todos os investidores grandes, particulares e estatais que actuam com o fito de muito ganharem, ou no mínimo não perderem. Será que querem arriscar no desmantelamento da União Europeia, correndo o risco de esta crise tb afectar a América? sabe-se lá senão também o Japão? Fica a China de fora com as consequências mundiais que acarretará, não só no plano económico e financeiro como no plano politico?Para mim que apenas sei o que leio e o que oiço a solução não será fácil, mas será certamente aquela que não ponha em risco todo o equilibrio mundial politico e da circulação do dinheiro. A ver vamos..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Negócios malditos

Evolução ou convulsão?

Mudar